terça-feira, 24 de março de 2009

Comunicado da Lista B sobre os Resultados Eleitorais

No momento em que só faltam apurar cerca de 200 votos por correspondência, é já evidente que os trabalhadores associados no Sitava escolheram a Lista A para os órgãos sociais do Sitava. Logo, este será o nosso último comunicado enquanto Lista B: continuaremos no Sitava, mas não seremos uma fracção organizada no seu seio.

Ao mesmo tempo que registamos e reconhecemos a vitória da Lista A nestas eleições, não podemos deixar de sublinhar o significado da nossa lista, a lista B, ter saído vencedora no conjunto de mesas de Lisboa e de ter termos ganho em empresas como a TAP, a SPdH e a OGMA, bem como de termos tido votações significativas noutras empresas e locais de trabalho. Estes resultados, a bem dos trabalhadores e do reforço do sindicalismo devem ser objecto de cuidada reflexão, ponderação e análise por parte de todos, mormente por parte dos dirigentes ora eleitos, tirando as necessárias e devidas ilacções.

Como dissemos no nosso último comunicado, temos plena consciência de que valeu a pena constituirmo-nos como lista e apresentar aos trabalhadores um projecto sério da mudança que é necessário implementar no nosso Sindicato. Hoje continuamos convencidos que essa mudança é fundamental e inevitável, e que a apresentação da Lista B às eleições do Sitava foi um primeiro passo para essa mudança.

Quando vemos a ofensiva que se projecta para o nosso sector (privatizações da ANA, da TAP, da Portway, da SPdH, da SATA; ataque a todos os AE's; ameaças à própria sobrevivência de Empresas como as OGMA e a SPdH; crescimento da precariedade e do outsorcing) ficamos naturalmente preocupados perante as fragilidades da direcção do nosso Sindicato. Mas não basta ficar preocupados: é preciso fazer algo de construtivo! As energias que este processo eleitoral potenciou devem ser de imediato aproveitadas para a renovação e reforço da estrutura de delegados sindicais, através de amplos e democráticos processos eleitorais nos locais de trabalho, como aliás tinhamos apontado no Programa de Acção da Lista B.

O apelo que dirigimos a todos os trabalhadores Associados no Sitava, a começar, naturalmente por todos aqueles (candidatos, subscritores, apoiantes e votantes) que corporizaram este projecto de mudança que foi a lista B, é o de que continuemos a agir, consequentemente, sob o lema de que "São os trabalhadores que fazem os Sindicatos" - o que implica estarmos disponíveis para a acção sindical a todos os níveis. Pela nossa parte, desde já afirmamos que continuaremos a ser activistas sindicais, e que vamos continuar a intervir pelas três grandes ideias que deram corpo ao projecto da Lista B:

- Por um Sitava Mais Forte nos Locais de Trabalho;
- Pelo Alargamento da Unidade dos Trabalhadores;
- Por uma acção firme em defesa dos direitos, dos salários e da economia nacional;

Continuamos na Luta!