terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Janeiro 2008: Comunicado aos Trabalhadores Associados no SITAVA

No mês passado, lançámos o Manifesto "Por um Sitava mais forte nos locais de Trabalho". Hoje temos consciência de que os princípios que aí enunciámos são partilhados pela esmagadora maioria dos trabalhadores associados no nosso Sindicato, muitos dos quais já o subscreveram no nosso blog enquanto outros, apesar de ainda não o terem subscrito expressam-nos a sua concordância com o seu enunciado.

Estamos a construir uma lista para se apresentar ao escrutínio dos trabalhadores nas eleições do próximo dia 19 de Março. Esse processo terá de estar concluído até ao dia 16 de Fevereiro por imposição estatutária. Mas como deixámos bem expresso no Manifesto, o nosso projecto sindical não se pode materializar apenas através da eleição dos 29 trabalhadores que constituirão os futuros órgãos sociais do nosso Sindicato.

Não menos importante é o reforço da organização sindical, só possível através da concretização de três linhas de trabalho prioritárias: O alargamento e renovação da rede de delegados sindicais do Sitava, promovendo a sua eleição directa pelos trabalhadores; A promoção da responsabilidade dos delegados sindicais na intervenção a todos os níveis da acção sindical na Empresa ou Local de Trabalho; O reforço das estruturas regionais do Sindicato.

A concretização destas três linhas de trabalho exige uma direcção sindical que promova o trabalho colectivo e a participação sindical, que simultaneamente seja capaz de assumir as responsabilidades para as quais for eleita e de estimular a responsabilização de todos, e que apresente a vontade e a capacidade de construir uma rede moderna de comunicações entre os dirigentes, os delegados, os associados e os trabalhadores. Mas exige igualmente uma postura activa, crítica, participante e militante de um número cada vez maior de trabalhadores.

O mesmo princípio nos norteia no que respeita à gestão do Parque de Campismo do Sitava. Mais que qualquer levantamento das críticas ou elogios à actual gestão, cremos importante sublinhar que entendemos que a par dessa gestão responsável, capaz e transparente deste património dos trabalhadores associados no Sitava é igualmente tarefa da direcção o elevar da participação dos associados na gestão, dinamização e aperfeiçoamento dos serviços prestados no Parque, que é de todos para todos.

Da mesma forma, na próxima jornada de luta nacional da CGTP-IN contra as políticas anti-laborais do Governo, não basta expressarmos o nosso apoio passivo. É preciso mobilizar-nos e mobilizar, organizarmo-nos e organizar, e particip armos activamente na Manifestação Nacional que no dia 13 de Março inundará Lisboa com as justas reivindicações dos trabalhadores portugueses.

O projecto sindical que estamos a construir, cujas raízes radicam no melhor da história do SITAVA, não termina no dia 16 de Fevereiro quando apresentarmos uma lista de 29 trabalhadores para os órgãos sociais do Sitava, nem no dia 19 de Março quando os trabalhadores elegerem a futura direcção do seu sindicato. Vai mais longe e mais fundo, como o exigem os dias conturbados que vivemos, onde é cada vez mais importante a participação organizada dos trabalhadores na defesa dos seus direitos, das empresas e da própria economia nacional.

Este comunicado não é um apelo ao teu apoio. É um apelo à tua participação.

OS SINDICATOS SÃO CONSTRUÍDOS PELOS TRABALHADORES!

COORDENADORA DO
"MANIFESTO POR UM SITAVA MAIS FORTE NOS LOCAIS DE TRABALHO"

Álvaro Pinto; Armando Costa; Cláudia Dias; Dina de Brito; Fernando Henriques; Helder Batista; Henrique Cabrita; João Hélio Gouveia; José Manuel Caxaria; Manuel Godinho; Maria Luís; Mário Cardoso; Nuno Duarte; Sá Marques; Vitor Baeta; Vitor Martins