domingo, 15 de fevereiro de 2009

SPDH - Comunicado nº1 da Lista B: Alterações ao AE são INACEITÁVEIS

Proposta de Revisão do Acordo de Empresa é INACEITÁVEL!
Os problemas da SPdH não se resolvem com o aumento da exploração dos seus trabalhadores!

1. A Administração da nossa Empresa apresentou oficialmente e muito recentemente aos Sindicatos uma proposta de Revisão do AE, que tem como único objectivo que trabalhemos mais por menos - mais horas por menos salário. Eis alguns exemplos das "propostas" apresentadas: Aumentar o Limite máximo de trabalho para 10 Horas por dia e 60 horas por semana; Aumentar para 7 o limite de dias consecutivos de Trabalho; Reduzir 4 Dias de Férias; Fim do pagamento dos 3 primeiros dias de baixa; Redução/Eliminação dos subsídios de turno; Fim dos Subsídios de Transporte; Introduzir a possibilidade de 4 horas de almoço/jantar (ainda mais além que o Código do Trabalho); Reduzir as horas pagas como nocturnas (22h00 – 05h00); Fim do pagamento de Feriados e horas extra (substituídos por descanso), sendo obrigatório trabalhá-los; Promover Processos Disciplinares por duas razões (por tudo e por nada) para promover o medo e as saídas da Empresa. Para verificar o que te transmitimos, podes consultar a "proposta de AE para a SPdH apresentada aos Sindicatos" no nosso Blog, em manifestositava.blogspot.com.

2. Esta proposta é, para nós, humilhante e inaceitável, e a única resposta que merece é a TOTAL REJEIÇÃO, e a firme UNIDADE e LUTA de todos os trabalhadores.

3. Todos sabemos que os problemas da nossa Empresa não se resolvem com o aumento da exploração dos seus trabalhadores, mas sim com uma gestão mais competente, e com a alteração das políticas seguidas para o Handling nos últimos anos (cujo objectivo é a privatização da SPdH, Portway e Sata, e a promoção de uma concorrência entre elas que vá sucessivamente reduzindo o custo da força de trabalho para maximizar os lucros do Grupo Económico a quem querem entregar os Aeroportos e a Aviação Civil).

4. Estas políticas são as mesmas que mergulharam o mundo na crise actual, que é sentida por todos os que trabalham e que têm desestabilizado completamente o sector do Handling. Mas só os trabalhadores -unidos e na luta- poderão invertê-las, e assim defender os seus direitos, os seus postos de trabalho e as suas empresas da voragem neoliberal dos empresários e gestores.

5. É fundamental que manifestemos já a nossa posição DETERMINADA na defesa do nosso A.E. e da nossa Empresa. Que por carta, e-mail, telefone ou presencialmente nos insurjamos contra esta tentativa de nos ESCRAVIZAR, e lembremos à Administração que os Trabalhadores são Seres Humanos, têm Família e Dignidade e merecem respeito!

6. Apelamos aos Sindicatos e à CT da SPdH que marquem desde já um Plenário de Trabalhadores conjunto para discutir a situação na Empresa, as propostas e ameaças da Administração e a resposta UNIDA dos trabalhadores.

Importar Comunicado em PDF

Importar "Proposta de AE apresentada pela Administração aos Sindicatos"